Terapia Holística: o que é e por que praticar?
Diante de um contexto em que a ansiedade, estresse, insônia e depressão fazem parte da rotina de grande parte da sociedade, a busca por qualidade de vida, equilíbrio e bem estar tem sido uma grande prioridade para muitos.
As terapias holísticas surgem então como uma alternativa de tratamento interessante, uma vez que conseguem compreender o sujeito em todas as suas dimensões: física, mental, espiritual e emocional.
Com isso, é capaz de buscar as verdadeiras causas das enfermidades, não se satisfazendo em apenas tratar os sintomas e, assim, promover a cura efetiva.
Existem diversas técnicas terapêuticas que têm como princípio o holismo, ou seja, enxerga o ser humano de forma integral e não apenas como a soma de partes distintas. Dentre as mais conhecidas estão a acupuntura, reiki, massoterapia, yoga, aromaterapia e cromoterapia.
Nesse artigo, vamos entender tudo sobre esse estilo de terapia, seus benefícios e por que você deve começar a praticá-la.
O que é terapia holística?
Do grego Holos, que significa inteiro/todo, as terapias holísticas são um conjunto de técnicas de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a cura do ser por completo.
As origens dessas muitas técnicas são de mais de 5000 anos atrás, e de diferentes localidades como a China com a acupuntura e outras vertentes da Medicina Chinesa, e Índia com o yoga, fitoterapia, e tantas outras. Cada vez mais populares ao redor do mundo, muitas técnicas são reconhecidas pela OMS como a homeopatia e o reiki, que inclusive em 2017 foi incluído na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS.
Mesmo com todas as possíveis abordagens, um elemento fundamental para o sucesso de qualquer terapia holística é a participação e posicionamento ativo de quem procura o tratamento. Considerando-se que nessa metodologia a cura vem de dentro, a busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual deve vir, primeiramente, do eu.
O protagonismo nesse momento se faz necessário, pois o sujeito deve se enxergar como responsável pela situação em que se encontra e pela transformação que busca para sua própria vida, para que consiga passar pelas dores e dificuldades com mais sabedoria. Por isso, o foco em autoconhecimento é etapa importante e indispensável em todo recurso terapêutico.
Para que serve terapia holística?
As terapias holísticas podem ser usadas para a resolução de diversas questões. Elas auxiliam nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético. Algumas questões que podem ser trabalhadas são: depressão, ansiedade, síndrome de burnout, estresse, insônia, entre outras.
O terapeuta holístico é um profissional que busca compreender a dor, e propor junto com o paciente um caminho para a transformação.
Os resultados são realmente satisfatórios: melhora do foco e concentração, eliminação de mágoas e ressentimentos, aumento da disposição pessoal, melhora do sono, além de uma vida mais plena e saudável. Em ambientes corporativos, é notável um aumento da produtividade e melhora nas relações profissionais e pessoais.
Vale reforçar que as terapias holísticas complementam a medicina tradicional e uma não elimina a necessidade da outra. Os terapeutas holísticos capacitados têm o cuidado de evitar qualquer termo ou abordagem que sejam específicos da medicina tradicional, de forma a deixar clara a diferença entre as duas intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário